ESG - Um olhar além da esfera trabalhista.
Dos três pilares do ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), o social é o que tem recebido menos atenção.
Dos três pilares do ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), o social é o que tem recebido menos atenção.
Diariamente encontramos notícias que expõem a fraqueza das empresas com relação ao pilar social, seja em relação aos empregados, seja com relação aos prestadores de serviços, cadeia de fornecedores e até mesmo com os clientes e a comunidade na qual a empresa está fisicamente inserida (os chamados stakeholders).
Apenas para exemplificar, desde o anúncio para uma vaga de emprego, a empresa já mostra como tratará seus futuros empregados. Um anúncio com exclusões preconceituosas ou restritivas, além de muitas vezes criminosa, demonstra a forma como lida com as pessoas que pretende contratar.
De outra sorte, grandes empresas que tem prestadores de serviços sem vínculo trabalhista, e que, ademais, não recebem nenhum suporte do contratante, quebram a credibilidade da cadeia de produção, seja de serviços, seja de produtos. Afinal, o social não se define apenas pelas políticas trabalhistas internas dos seus empregados, mas é um pacto com a sociedade em geral.
Com as redes sociais se tornando uma importante ferramenta para empresas e consumidores, inúmeras companhias estão sendo alvo de “cancelamento” pela maneira que tratam os empregados, prestadores de serviços e seu entorno social (clientes, investidores etc.). Empresas com práticas racistas, assédio moral, com trabalho análogo ao da escravidão, sofrem com a falta de credibilidade, perda de valor de mercado e até mesmo são colocadas em listas negras de financiamento, como, por exemplo, do BNDES.
Recentes episódios podem ser enumerados: perda de patrocínio do Santander pela La Liga; divulgação de dados privados de clientes pelo CEO da empresa de turismo Hotel Urbano; processo administrativo do Ministério Público do Trabalho em vinícolas do Rio Grande do Sul.
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