CONTRATO E TRABALHISTA

A terceirização é um assunto que sempre ganha manchetes nos jornais, especialmente quando não é feita com os cuidados necessários, o que tem levado ao escrutínio publico as empresas tomadoras de serviços.

É comum as empresas, ao analisarem a contratação de fornecimento de mão-de-obra, não levarem em consideração as implicações trabalhistas, mas tão somente as cláusulas contratuais, que são muitas vezes inócuas quando o problema surge.

Todo contrato tem suas particularidades, especialmente aqueles que envolvem a prestação de serviços. Não há como escapar de consequências trabalhistas, ambientais e civis.

Atualmente, não basta um contrato bem redigido. A avaliação da cadeia de fornecedores, prestadores de serviço, a avaliação da terceirização ou da implica no respeito, por toda a cadeia da adesão às normas legais e de regras de compliance do contratante (rastreabilidade e transparência, antifraude, engajamento e interação).

Dessa maneira, um escritório que tem boa interação e agilidade entre as áreas, consegue dar mais segurança aos contratantes.
Importante verificar se o seu jurídico atende todos os espectros envolvidos em uma contratação.